terça-feira, abril 22, 2014

Resenha: O teorema Katherine

Livro: O teorema Katherine
Autor: John Green
Editora:  Intrínseca
Número de páginas: 304
Onde encontrar: SkoobSaraiva
Nota: 5/5 estrelas
Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.


Colin conhece Katherine. Katherine gosta de Colin. Colin e Katherine namoram. Katherine termina com Colin. É sempre assim.


Resenha:

Eu adoro muito o John Green e seus livros, quando vejo na Saraiva nem penso em ver a sinopse, já saio comprando. John é muito bom como escritor e amo imensamente seus livros ( só falta: Deixe a neve cair; Quem é você Alaska?; Will e Will), gostaria até de ler sua lista de supermercado.
O teorema Katherine começa com o Colin Singleton, um garoto prodígio que gosta de anagramas e tem um fetiche por Katherines, pois namorou 19 meninas com esse nome e quase todas terminaram com ele. 
Sua vida muda quando a última Katherine termina com Colin, então ele e seu melhor amigo, Hassan, partem em uma aventura e acabam no Tennessee, onde o Colin conhece a Lindsey.
Colin começa a fazer um teorema para descobrir quando seus relacionamentos com Katherine acabariam bem ou mal. Fazendo uma previsão de qualquer relacionamento.
Mas, acaba deixando um pouco de lado para viver um pouco a vida sem Katherines e ajudando as pessoas na cidade onde está.
O livro é bastante complexo, com as funções e gráficos, o que num certo momento pode até confundir a cabeça do leitor, mas ao passar da trama, faz todo o sentido. Sendo um livro engraçado até nos palavrões e um livro muito pensativo em alguns momentos.
NÃO se preucupe com os gráficos do livro, é legal entender? sim, um pouco. Mas o próprio John disse que não gosta de matemática e que as funções foram feitas por um especialista. Então não se preocupe se não entender absolutamente nada dos gráficos. Mas, entenda a história. 

Minha opinião:

Como eu AMO muito os livros do tio John, este não foi diferente. É muito legal, desde os palavrões inteligentes (que deixam o livro bastante engraçado) e as frases "filosóficas" do autor. 
Colin só se apaixona por Katherines (como assim produção?!), é meio bizarro, porém é interessante. Então, quando a última Katherine dá o fora nele, Colin sai em uma aventira com Hassan, e acabam no Tennessee, conhecendo a adorável Lindsey e seus amigos.
Eles se aventuram juntos e (blá-blá-blá) se divertem como bons amigos. Colin ainda tenta descobrir um teorema pra ver quando um relacionamento dará errado ou certo (se esse teorema realmente existisse eu seria extremamente feliz). É muito legal o desfecho da história e aconselho todos a lerem O Teorema de Katherine

Como eu conheci:

Como eu amo os livro do John Green, este foi logo sendo pertencente na minha -linda- coleção. (Nem vi a sinopse desse livro, já sai logo comprando).

Nenhum comentário: