terça-feira, março 18, 2014

Emprestando seus livros

Vida de leitor não é fácil

Horrível quando uma pessoa te irrita para ler aquele livro que você tem, neh? Pois é, acho que todo leitor já passou por essa situação antes.
Claro, como eu sou uma pessoa super boazinha, acabo cedendo e emprestando (algumas vezes), mas, tem hora que não dá mesmo, invento alguma coisa ou digo que empresto mas sempre acabo "esquecendo" em casa.
Sei que é muito bom incentivar novas pessoas aos hábitos da leitura, mas quer um conselho? Fala pra pessoa baixar da internet, hoje em dia é tudo muito fácil com os celulares modernos (como Iphone ou o Android), além de serem mais práticos e mais leves (podendo carregar no bolso).
Quando empresto meus livros sinto uma falta deles na estante (acho que sou muito egoísta e ciumenta com meus livros, mas fazer o que? São meus bebês eternos)... vocês não tem ideia, é como se uma parte de mim falta-se (nem consigo dormir direito de tanta preocupação). 
Somente empresto meus livros para quem sabe cuidar deles (para quem sabe que eu tenho essa neurose psicótica e loucura obsessiva por quem estraga meu livro), para quem eu conheço a mais tempo e ressaltando novamente para quem é c-u-i-d-a-d-o-s-o(a), porque ninguém merece o seu livro sai em perfeito estado da sua casa e fica uma semana na casa do seu colega e parece que voltou da guerra (cheia de dobras, amassados, a capa literalmente acabada, gordura, entre outros inconvenientes).
Também há aqueles círculos infinitos em que um empresta pro outro, que empresta pro outro, que empresta pra fulano, quem empresta pra outro ser, que empresta pro amigo do ser que é parente de fulano, que empresta pra outro sicrano, que empresta pra beltrano............... E ai você, dono do livro, não sabe mas nem onde está seu livro e fica tipo "WHAT?! Cadê meu livro?! Quem vai pagar outro pra mim?!" Infelizmente ninguém vai pagar outro para você.
Tem também aquele "amigo" que "perde" o seu livro, o que fazer? Pedir pra ele comprar outro e a pessoa nunca repor o seu livro "perdido" realmente uma situação bem desagradável  e totalmente sem um pingo de educação, pois além de você, a criatura bonita que emprestou o livro, receber essa notícia é um descaso (e a amizade nunca fica a mesma, sempre aquele clima "estranho" entre o dono do livro e o que perdeu o livro).
Pois bem, a minha opinião está feita, sou contra a emprestar meus livros. Mas isso varia muito de uma pessoa pra outra, dependendo dos atos (se é uma pessoa com cuidados), pois meus livros são como meus filhos e se fosse você, emprestaria seus filhos? Eu também não. Então a única maneira de protegermos eles é mantendo sobre nossos olhos. 

Nenhum comentário: