sábado, março 22, 2014

Resenha Extraordinário





Titulo : Extraordinário
Autor(a): R.J Palacio
Nota: 5 estrelas
Editora: Intrínseca

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.




"Eu acho que toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." 


                                                               Bullying :
"Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência." 


"Não precisamos dos olhos para amar ,certo? Apenas 

sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E 

ninguém se esquece de quem ama." 

Resenha:

 Bem, comecei o post com uma pequena pesquisa do que é bullying, pois o assunto do livro leva para o bullying. 
 August  Pullman , Auggie para os íntimos, tinha dez anos e nunca havia frequentado uma escola . Estranho? Talvez se levarmos em conta que Auggie nasceu com uma grave deformidade facial , e outros problemas misteriosos, que o levou a se submeter a diversas cirurgias, não seja mais tão estranho assim. 
 Mas agora Auggie estava melhor, não , não estava curado, mas estava melhor. Sua mãe, que antes era ilustradora de livros infantis, vive agora por e pelo filho, dar aulas particulares para Auggie é sua nova profissão, não que ela não gosta-se, mas ela sentia que o conhecimento dela não era o suficiente para passar ao filho, de tal modo ele tinha que ir à escola! Mesmo não gostando nada da ideia, ele pensa um pouco, e resolve ir para o colégio. Ele , é bem inteligente, e um pouco tímido, mas assim que entra na escola, não tem jeito, o medo e a vergonha toma conta de nosso pequeno protagonista! Assim como todo aluno novo em uma escola Auggie não sabe se gosta do lugar, ou se foge de lá em quanto é tempo. Se não fosse pela insistência  de sua mãe, e pelo acolhimento de outros colegas e funcionários da escola, Auggie decide ficar! Suportar o preconceito! Não só suportar como lutar contra ele, faz parte de seu ano letivo. 

Minha Opinião:
Extraordinário, é o único jeito que consigo descrever esse livro! Como as palavras são usadas! Como cada personagem tem seu ponto de vista singular! O fato de a autora ter Dividido o livro em partes, o deixou muito mais divertido e dinâmico ,cada personagem com seu jeito ,seu ponto de vista, suas opiniões.O modo como ela cita sagas como Nárnia, e Harry Potter , também Star Wars,me surpreendeu porque mostra que a autora tem um conhecimento básico sobre coisas que nós jovens leitores gostamos, e a forma que ela imprime isso em Auggie. O melhor livro que já li até agora!


"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, 

escolha ser gentil."
                                                               
                                                          Como o conheci:
A Helena, do blog Livrólatras  levou esse livro para escola, contou a história para mim e me apaixonei ! 

Bem , até a próxima! 


Crédito da pesquisa : Brasil Escola

Um comentário:

Sofia Lourenço disse...

Eu amei esse livro... mto mto bom msmo