quarta-feira, maio 14, 2014

Resenha: Divergente

 Livro: Divergente 
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Número de páginas: 504
Onde encontrar: Skoob / Saraiva
Nota: 5/5 estrelas
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.


A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


"O objetivo não é perder o medo. Isso seria impossível. Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo"


Resenha:

Esta história se passa numa Chicago futurista, e que depois de várias guerras decidem dividir a sociedade em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição, quem não fizer parte de nenhuma dessas facções será menosprezado e não terá importância naquela sociedade. Quando os jovens completam 16 anos, são obrigados a escolher a família, ou seja, sua facção para ficar perto dos parentes, ou mudar de facção. Para isso acontecer os jovens fazem um teste de aptidão e nisso é seguido de um grande evento, onde os adolescentes escolhem aonde querem ficar.
Beatrice Prior, ou Tris é uma garota que cresceu e viveu na Abnegação, faz seu teste de aptidão como qualquer outra pessoa, porém ocorre um "erro" ela é uma Divergente, ou seja, pode ser da facção da Abnegação, Audácia e Erudição. Ela então tem que escolher a sua família (que nunca deixa ela se olhar no espelho, apenas de três em três meses, e ainda nunca a deixa falar a mesa) ou outra facção na qual será livre e poderá ser quem realmente é.


Minha opinião:

Eu sei, eu estava lendo o livro bem na véspera do lançamento do filme (alguns falam que isso é coisa de "poser", mas pra mim não é), outros me perguntam: pra seguir modinha? Eu digo: Não gosto se seguir modinhas, mas eu li esse livro pra saber como é a história, pois ouvi rumores que era bem parecido com Jogos Vorazes... vou desmitificar isso, NÃO é nada parecido com Jogos Vorazes. A história se passa num mundo pós guerra, são dividas em facções onde cada uma tem a sua função na sociedade (ponto final) só isso é parecido com Jogos Vorazes, pois de resto é TOTALMENTE diferente. (Quem leu o livro sabe que isso é verdade).
Beatrice Prior é a protagonista dessa trilogia, ela é a heroina da história. Decidida à sair da Abnegação (a facção dos que ajudam o próximo) e ficar na Audácia ( a facção dos corajosos), pois para Beatrice, ela não se considera uma pessoa que ajuda os outros e assim quando completa 16 anos tem a oportunidade de sair de sua facção e se juntar a outra. Só tem um porém, ela é uma Divergente, um "grupo"de pessoas que pode servir a três tipos de facções: Audácia, Erudição e Abnegação, ela sendo uma Divergente, não pode ser controlada. Isso pode mudar o seu destino.
Uma coisa que eu realmente gostei no livro foi que não tem aquele triangulo amoroso de sempre, mas um casal fixo. (NÀO QUERO DAR SPOILERS)


Como eu conheci: 

Bom, como eu ouvi várias críticas muito boas sobre esse livro, e também fazia um tempo que eu queria ler esse livro... então resolvi deixar a minha preguiça de lado e ler Divergente. Aconselho à todos.   

Nenhum comentário: